sábado, 28 de junho de 2014

Quem cala consente

Estou com meu coração em frangalhos! Tenho recebido vários telefonemas e mensagens de mães companheiras de luta que estão agoniadas com os últimos acontecimentos na pediatria do Hcan de Cuiabá. Amigas me perdoem, mais não tenho as respostas para seus questionamentos.Sim! Estou engajada na luta pelo direito de nossos filhos a um atendimento digno e de qualidade neste hospital,as também estou em busca destas respostas.O porque de tantos óbitos e reincidência da doença eu não sei, mas sei que algo de muito grave está acontecendo com essas crianças e mais que culpados precisamos de respostas de quem cuida da saúde de nossos filhos.Se são fatalidades,falta de pessoas qualificadas equipamentos ou abordagem terapêutica ineficaz eu não sei,mas sei que é preciso que todos saiam das suas zonas de conforto e tomem providencias. CÂNCER mata! Mais também em muitos casos tem cura.Amigas! Não tenham medo de questionar,perguntar quantas vezes forem necessárias sobre o tratamento de seus filhos.Erros são inadmissíveis pois o câncer não aceita enganos.Peço a vc Erluce Delmondes Varanda Lourenço Psicóloga da pediatria do Hcan para intermediar uma reunião das mães com a equipe q atende nossos filhos para que sejam esclarecidas nossas dúvidas.A falta da UTI pediátrica neste hospital por si só demonstra que a diretoria do Hcan prioriza tudo menos a sobrevida e a vida das crianças aqui atendidas.E aí Presidente do Hcan será que pode se dar ao trabalho de ouvir anseios dos familiares de pacientes do hospital que o sr administra?
Este desabafo aconteceu após mais um guerreirinho ter ido a óbito depois de uma reencidiva (volta da doença)e haver uma suspeita de erro ou negligencia nos procedimentos de alguns membros da equipe que o atendia.Alguns dias depois até foi realizada essa reunião com os familiares dos pacientes e a equipe médica, porem pouco ou quase foi feito para esclarecer e tranquilizar nós mães.Precisamos e queremos acreditar em quem trata de nossos filhos. Até percebemos o empenho de membros da equipe médica oncológica, mais fatos mal explicados abrem espaço para muitos questionamentos.Seria isto justo para alguém que já luta contra uma doença tão cruel? Cadê a UTI Pediatrica tào necessária?Porque a internação pediátrica ainda não foi ampliada se vive em super lotação? Inversão de prioridades?Estou montado um projeto onde nós familiares de pacientes com câncer sejamos representados por membros do judiciário e da saúde para interceder junto ao Hospital de câncer de Cuiabá para que todos os direitos de nossos filhos sejam respeitados nesta unidade hospitalar e que a Filantropia e o comprometimento com a cura de pacientes realmente aqui se faça presente.A situação de caos na saúde pública do país não pode ser usado como justificativa para se isentar da responsabilidade de efetivamente se salvar vidas.Nossas crianças merecem muito mais que tentativas merecem soluções efetivas,merecem a cura tão preconizada nas estatísticas do mundo inteiro e que aqui neste hospital está longe de ser percebida.Se a imagem de nossos filhos são usados para captar recursos e doações para o Hcan que diga-se de passagem é bastante expressivo passou da hora de se dar o devido valor a quem realmente mantem este hospital em funcionamento.NOSSAS CRIANÇAS com CÂNCER!!!!!!!!!

Um comentário:

  1. Algum tempo atras fiz amizade com uma mãe desesperada, com problemas com seu filho, lembro me que na epoca me solidarizei, escrevi textos, até fiz um blog, tudo para tentar amenizar a dor desses meus novos amigos. Ficamos amigos, parceiros, confidentes e até da família já me sinto. Nunca imaginei que hoje eu tb estaria na mesma situação da minha amiga e de seu filho, com minha irmã diagnosticada com LINFOMA DE HODGKIN, passando e sofrendo tudo que minha amiga esteve e continua sofrendo. Por isso que a gente faz aos outros o que gostaria que fizessem para a gente, pois a 1 ano atras nunca imaginaria estar escrevendo isso...Queria tanto ter a tua garra, a tua fé, sou tua FÃ e Amo vcs Angela Furtado e Andrey Pescador

    ResponderExcluir